Se você se interessa pelo mercado das milhas aéreas, quer aprender mais sobre o assunto e passar a executar as estratégias mais lucrativas do mercado, este artigo é para você!

Milhas Aéreas: um céu de oportunidades que vai abrir sua cabeça!
Milhas Aéreas: um céu de oportunidades que vai abrir sua cabeça!

Pra Começar

Qualquer pessoa um pouco mais antenada hoje em dia está em busca de aumentar e diversificar suas fontes de renda.

Contar apenas com aquele salário fixo da carteira não é mais uma opção, seja pela excessiva dependência que se tem ao vermos em nossa conta pingar dinheiro só de um pagador, seja pela variedade de formas que hoje a internet te apresenta para aumentar os seus ganhos. Resumindo: é um desperdício seu não fazer mais dinheiro para você usando a internet.

Dica do Rod: século XXI parceiro(a), pra cima! Bora fazer o dindin trabalhar pra gente e explorar o mundo! A internet pode te ajudar muito nessa missão, vai por mim!

E dentro desse mundo da internet, mais precisamente naquela parte que engloba viagens, passagens e milhas aéreas, cartões de crédito e programas de fidelidade, é que está um oceano azul de oportunidades e de maneiras lucrativas de gerar uma renda extra e, a depender do seu afinco e nível de dedicação, a tornar isso sua principal forma de sustento de vida.

Chega mais e vem conhecer este mercado!

Mercado das Milhas Aéreas

O efervescente Mercado das Milhas e seus atores.
O efervescente Mercado das Milhas e seus atores.

Geralmente resumido em “Mercado das Milhas Aéreas”, este mercado abarca gigantes setores da economia (aviação, bancário e de crédito, turismo, comércio e serviços…) e é operado por atores não menos enormes em seus ramos de atuação, portanto seu aquecimento é quase que natural, haja vista todas as circunstâncias envolvidas:

SETORES CRUCIAIS + ATORES QUE PARTICIPAM DO MERCADO AGRESSIVAMENTE

Dica do Rod: tendência natural de aquecimento não quer dizer que o mercado não passe por momentos de baixa. A pandemia é um belo exemplo disso, pois as empresas aéreas não têm para quem emitir voos, o que acarreta num baixo preço das milhas aéreas. Logo, a dica já está aí, se tem milhas aéreas, agora não é a melhor hora de vendê-las. Se quer fazer dinheiro com milhas, seja paciente. Milhas são como ações: o intuito é comprar na baixa e vender na alta.

Dentro deste aquecimento, a comercialização de milhas aéreas, apesar de rejeitadas pelas companhias aéreas e programas de fidelidades, é uma realidade (bastante lucrativa para muitos que já dominam o mercado) e totalmente dentro da legalidade, justamente por não contar com regulamentação/proibição legal sobre o assunto, sendo passível inclusive de dedução no Imposto de Renda quando os lucros das operações superarem R$ 35.000,00 em um mês, conforme matéria da Infomoney que você pode ver acessando aqui.

Assim sendo, não participar desse mercado extremamente aquecido por simplesmente não querer entender como ele funciona, eu ouso a dizer, é jogar dinheiro fora, sério mesmo!

Por mais que você não queira virar um “Trader de Milhas” (aquele cara/mina que compra e vende milhas com intuito de lucro), as chances que você terá de economizar muito dinheiro (aqui eu gosto de ressaltar – muitoooooooooooo!!!!) nas suas próximas compras são enormes!

De passagens áreas a telefones celular, ou até mesmo roupas nas Lojas Renner. As oportunidades que conhecer este mercado geram são gigantescas, seja para viver disso, fazer uma renda extra ou apenas economizar como um bom e velho consumidor…

– Opa, pera aí, “velho” não, “moderno”, a gente usa cashback estratégico!

Dica do Rod: cashback estratégico é uma forma de economizar de 20% até 90% nas suas compras durante o ano. Falando por baixo, uns 8 mil reais ao ano você consegue deixar de gastar e usar esta grana para outros objetivos seu. Esta é mais uma dica que aprendi junto com o Luiz Gregatti do curso Renda Com Milhas e que venho usando pra vida! Vale muito se ligar nas dicas do cara sobre milhas, ele manja muito!

Se liga, vem aprender um pouco mais e depois me agradeça pelos trocados economizados e o dinheiro lucrado!

Brincadeira! Agradece nada não, aproveita mesmo, é seu!

Milhas Aéreas Como Forma de Lucrar – Trader de Milhas: (Comprando e Vendendo Milhas Aéreas)

Parece óbvio, mas para muita gente não está claro: Milhas aéreas é dinheiro!
Parece óbvio, mas para muita gente não está claro: Milhas aéreas é dinheiro!

Como disse antes, entre os atores destes mercados estão os programas de fidelidades, que são operados:

  • Ora por bancos (IUPP do Itaú, Esfera do Santander e Livelo dos bancos Bradesco e do Brasil);
  • Ora por companhias aéreas (os mais importantes para todas nossas estratégias são: o Tudo Azul da Azul, o Smiles da Gol, o LatamPass da Latam e o Miles & Go da TAP).

Sobre este último, da companhia aérea portuguesa TAP, ele é mais usado no Brasil para emissão de passagens Brasil x EUA ou Brasil x Europa e não para comercialização das milhas em razão da sua baixa liquidez no mercado.

*Liquidez: facilidade com que transformamos as milhas aéreas em dinheiro. Quanto mais líquida é a milha daquele programa de fidelidade, mais fácil é termos elas transformadas em dinheiro no nosso bolso.

Estes programas de fidelidades são abastecidos por pontos gerados com compras no cartão de crédito ou por compra dos próprios pontos diretamente nas plataformas do programas, já que todos os programas comercializam seus pontos como forma de manter por perto da companhia o cliente e oferecer ofertas mais exclusivas.

O consumidor normal que tem estes pontos adquiridos, muitas vezes os esnoba e acaba até deixando-os expirar com o passar do tempo, sem se dar conta de que aquilo pode representar muito dinheiro.

Dica do Rod: não seja essa pessoa! Milhas significa dinheiro e, sabendo lidar com elas, podemos transformá-las em muito mais dinheiro!

O consumidor mais ligado não só se atenta aos gasto do cartão para aumentá-los cada vez mais e assim gerar mais pontos que serão trocados por milhas e, portanto, transformados em dinheiro, como inclusive investe em comprar mais milhas, pois sabe que é muito fácil lucrar com elas. Se liga:

Dica do Rod: aumentar os gastos do cartão não significa gastar mais do que se pode pagar, mas simplesmente transferir todos seus gastos do dia a dia para o cartão de crédito. Pagar com dinheiro ou cartão de débito é jogar dinheiro fora!

Acumulamos pontos nos programas de fidelidade de bancos. Regularmente esses programas fazem promoções de transferência desses pontos para milhas nos programas de fidelidades das companhias aéreas.

Essas promoções não são promoções fracas. Elas são agressivas! E quem está ligado durante o ano acaba transformando seus pontos em mais que o dobro em milhas aéreas.

Não é raro encontrar bônus de transferência entre o programa Livelo (banco) e LatamPass (companhia aérea), por exemplo, que te gere 100% dos pontos. Se liga nesse exemplo:

  • Digamos que se você tenha 20 mil pontos Livelo. Fazendo sua transferência de pontos para o LatamPass você teria 40 mil milhas Latam Pass. E é aí que você consegue efetivar o lucro da operação!

Dobrando seus pontos nessas promoções de transferência, você tem a chance de diminuir consideravelmente o preço do milheiro pago por você e consequentemente aumentar sua margem de lucro quando você revender suas milhas.

Aqui até te entrego o segredo de cara!

Se você percebeu, o lucro no mercado das milhas é feito na compra! Isso mesmo! Quanto mais barato você consegue comprar suas milhas, maior vai ser seu lucro, pois o preço que você vai revender nas plataformas depois (Hotmilhas, Maxmilhas, Cashmilhas…) pouco varia.

Portanto, é fundamental aproveitar o melhor momento (acontecem vários de vários programas ao longo do ano) para transferência dos seus pontos gerados nos programas dos bancos para as companhias. É aí em que está a oportunidade de alcançar o spread (diferença entre o preço de compra e venda) necessário para você lucrar com as milhas.

E é bem aí nesse ponto (na transferência dos pontos) que todos que lucram com milhas hoje profissionalmente trabalham.

Dica do Rod: aqui só abordei a venda das milhas junto às plataformas online, mas o que poucos sabem é que a venda de milhas no particular, isto é, você gerar milhas e emitir as passagens para vender para pessoas determinadas pode aumentar muito sua margem de ganho, pois o preço das passagens se torna bom para quem vai vender (no caso você) e bom para quem vai comprar, pois certamente ele vai pagar mais barato que nos principais buscadores de voos do mundo pagando o preço que você vai oferecer para ele. Mais uma sacada que aprendi lá com o Luiz do Renda com Milhas.

Milhas Aéreas Como Forma de Você Economizar – Gerando descontos de até 90% nas suas compras

E milhas aéreas também é muito desconto!
E milhas aéreas também é muito desconto!

Sim. É verdade! Você já jogou muito dinheiro fora ao longo da vida.

Vários produtos que você pagou um preço de 100 reais, por exemplo, certamente poderiam ter sido comprados por metade disso. Ou até menos, quem sabe, tudo vai depender da estratégia que poderia ter sido usada!

É amigos(as), o nome é estratégia, porque é estratégia mesmo. Estratégia porque não vem de mão beijada para você como aquele desconto escrito embaixo do preço. Não!

Aqui o desconto é fabricado por nós, dentro do mar de possibilidades que as milhas aéreas nos proporcionam. É o famoso cashback estratégico!

Voltando aos programas de fidelidade, eu vou exemplificar porque acredito que ilustra mais. Eles, além das companhias aéreas, trabalham em parceria com gigantes de vários outros setores da economia (lembra que citei lá no começo do texto sobre comércio e serviços). São desde gigantes do varejo como Magazine Luiza e Casas Bahias aos colossais do e-commerce como Netshoes e Amazon.

Nestas parcerias, são incentivadas compras em que, a cada real gasto nas lojas parceiras daquela promoção pontual, determinada quantidade de pontos vai ser gerada nos programas de fidelidades.

Com isso a conta é simples, presta atenção.

Exemplo de promoção que vira e mexe acontece: a cada 1 real gasto na Netshoes, você ganha 15 pontos na Livelo. Ou seja, em rápida análise, comprando um tênis de 1000 reais, você acumula 15mil pontos na Livelo. Ou seja, se você transferir depois estes pontos Livelo para o programa LatamPass da Latam com bônus de 100% (é corriqueiro aparecer bônus maiores de transferência), você terá 30mil milhas Latam Pass. Se você vender estas milhas Latam Pass por R$ 20 reais o milheiro, o que é bem barato, você teria de desconto R$ 600 reais, pagando no tênis de fato depois da revenda das milhas apenas R$ 400,00, uma economia de nada mais na menos 60%.

Resumindo pra não ter erro sobre o cenário desenhado:

CADA 1 REAL GASTO NA NETSHOES = 15 PONTOS LIVELO

TÊNIS DE 1000 REAIS = 15 MIL PONTOS LIVELO

TRANSFERÊNCIA LIVELO -> LATAM PASS COM 100% DE BÔNUS = 30 MIL MILHAS LATAM PASS

SE CADA MIL MILHAS VALE 20 REAIS -> 30 MIL MILHAS VALEM 600 REAIS

600 REAIS SÃO 60% DO TÊNIS DE 1000 REAIS

VALOR REALMENTE PAGO NO TÊNIS DE 1000 REAIS DEPOIS DO CASHBACK ESTRATÉGICO = 400 REAIS

ECONOMIA TOTAL DE 60% – OBRIGADO MILHAS!

Detalhe: isso foi em apenas UMA compra. Imagina fazer isso em todas as suas compras ao logo do ano?

Detalhe 2: este foi UM exemplo de promoção. Há varias outras inclusive com iPhones, perfumes, passagens aéreas e uma porrada de coisas diferentes.

É muita grana economizada que você pode usar pra fazer o que mais gosta. Eu, por exemplo, uso toda essa economia para viajar cada vez mais!

Isso sim é botar o dinheiro pra trabalhar a nosso favor!

Dica do Rod: esta foi apenas uma estratégia simples para eu te mostrar como é possível e fácil economizar usando as milhas aéreas. No Renda com Milhas tem muitas outras, vale demais só pela economia gerada!

Pra Fechar

Bom espero que eu tenha conseguido te apresentar um pouco mais do mundo das milhas (isso é muito maior que um mercado) e como você pode se valer dele para adicionar mais uma fonte de renda ao seu guarda-chuva de rendimentos ou apenas aproveitar as oportunidades maravilhosas que é possível ter em descontos absurdos usando estrategicamente os pontos, milhas e tudo mais que você tem direito!

No mais, se ficou alguma dúvida, deixa o comentário aí que rapidinho te respondo!

Bora crescer, vem na mochila!

Referência:

Tags: | | | | | | | | | | |

Sobre o Autor

Rodolfo Brambilla
Rodolfo Brambilla

Apaixonado por viagens, encontrou no Marketing Digital uma forma de ganhar o mundo. Hoje, passa o que aprendeu para que você também possa ter mais tempo e dinheiro para fazer o que te faz bem!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *